sexta-feira, 14 de junho de 2013

Saia da zona de conforto




 

Variar o treinamento é uma necessidade real para quem quer obter melhores resultados.

Toda e qualquer prática de exercícios intensos gera certo desconforto físico e mental no início. Esse desconforto está associado às novas demandas que são impostas ao organismo e provocam estresse momentâneo.

Com a continuidade dos estímulos, a ‘tortura’ tende a desaparecer dando lugar à sensação de prazer associada ao exercício. No entanto, atingir uma zona de conforto e nela permanecer é proibido.
Mesmo assim, é comum observar atletas estabilizarem o volume e a intensidade da atividade por falta de orientação ou por negligência.
São inúmeras as pessoas que correm as mesmas distâncias nas mesmas velocidades por vários dias seguidos. Na musculação, também não é raro observar pessoas praticando as mesmas rotinas de treinamento por períodos extremamente longos.
Essa repetição de exercícios iguais, com estabilização de volume e intensidade, se mantida por períodos prolongados, pode não proporcionar benefícios adicionais à saúde e ao desempenho do praticante, podendo, inclusive, diminuir sua performance.

Em suma, repetir as mesmas rotinas de exercícios nem sempre é a melhor opção, pois tende a prejudicar as adaptações futuras. Assim, torna-se necessário variar o treinamento com certa frequência, desafiando o organismo com estímulos diferentes, de tempos em tempos.
Para isso, variáveis como tipo de exercício, velocidade, carga, intervalos, repetições, entre outras, devem ser manipuladas. A esse princípio do treinamento, dá-se o nome de variabilidade.
Na corrida, por exemplo, variar velocidade, distância e o terreno podem ser estratégias interessantes. Já na musculação, alterar exercícios, ordem de execução, pesos, séries, repetições e intervalos são recomendações para aplicação prática do princípio da variabilidade.
Porém, para que a manipulação das variáveis seja segura e eficaz, o acompanhamento por parte de um profissional de Educação Física é imprescindível. Consulte um profissional de sua confiança e explore, ao máximo, os benefícios do exercício físico.

Fonte: O2.com  - Prof. Msd. Cauê La Scala Teixeira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário