quarta-feira, 2 de março de 2016

Entenda porque tomar refrigerante faz mal para quem treina



 



Qualquer pessoa sabe que tomar refrigerante faz mal a saúde, mas quais são os malefícios para quem treina ? O hábito afeta o ganho de massa muscular ou queima de gordura ? De maneira curta e grossa, sim.
O principal problema com o consumo de refrigerantes é que a bebida é basicamente “açúcar líquido” com absolutamente nenhum nutriente. O consumo de açúcar pode gerar vários malefícios para saúde que direta e indiretamente afetarão os seus resultados na musculação.
Entenda o porquê:

1 – Refrigerantes não matam a fome. Isto acontece porque os açúcares contidos no refrigerante não estimulam os centros de saciedade do cérebro.

Você pode comer até ficar cheio em uma refeição e ainda ingerir uma chuva de calorias através de refrigerantes – sem perceber.
Para alguém querendo ganhar massa muscular, e já está comendo muito, é fácil extrapolar o consumo de calorias através de refrigerantes e acumular gordura desnecessariamente. Para quem quer perder peso e está em dieta hipocalórica, isto vai influenciar ainda mais.
É por isso que muitas pessoas começam a perder gordura apenas por cortar o refrigerante da dieta.

2 – Refrigerantes podem causar resistência à insulina

Uma das funções do hormônio insulina é levar a glicose da corrente sanguínea para as células. Mas quando tomamos refrigerantes – que contém grandes quantidades de açúcar – com o tempo, as células podem ficar insensíveis a ação do hormônio. Isto se chama resistência à insulina.
O que isto significa para quem treina ?
A insulina não leva apenas glicose para as células, mas outros nutrientes também. E quando falamos “células”, estamos falando principalmente das células dos nossos músculos. Se estamos resistentes à insulina, isto significa que menos nutrientes poderão chegar aos músculos. E se os músculos não estão recebendo nutrientes só existe um lugar para eles irem: para as reservas de gordura.
Em outras palavras, resistência à insulina faz você ficar mais gordo e com menos massa muscular.

3 – Refrigerantes são calorias vazias

Até mesmo alimentos ditos não saudáveis possuem alguns benefícios.
Uma lasanha de frango vai ter  ingredientes ruins, mas vai ter proteína. Uma picanha assada também. Até mesmo o vinho, que é uma bebida alcoólica, possui grandes quantidades do antioxidante resvesratrol e quando consumido em moderação pode melhorar os níveis do colesterol HDL no sangue.
Já o refrigerante é formado apenas por calorias vazias com absolutamente nenhum nutriente ou benefício (mesmo que indireto) para quem treina. É apenas uma bomba de calorias cheia de açúcar.

4 – Refrigerantes podem ser extremamente viciantes para algumas pessoas

Quando bebemos açúcar, nosso cérebro libera dopamina, gerando uma sensação de prazer. Nosso cérebro ama e busca por atividades que liberem este neurotransmissor. Quanto mais dopamina melhor, mesmo que isto não seja saudável.
É por conta disso que drogas como cocaína, que liberam uma montanha de dopamina, viciam.

E os refrigerantes zero caloria/diet ?

Pois é, refrigerantes zero calorias não possuem açúcares e portanto não vão gerar os malefícios relacionados ao seu consumo.
Mas eles ainda são adoçados artificialmente. E muitas vezes com adoçantes como o aspartame que é conhecido por sua má fama em causar problemas de saúde.
Também não podemos esquecer que tanto o refrigerante normal como o zero podem conter ácido fosfórico em excesso o que pode influenciar na absorção e uso de certos minerais como o magnésio e cálcio. Ambos influenciam processos no organismo que podem afetar o seu treino.
E se você está entre a cruz e a espada (e vai tomar refrigerante de qualquer jeito), neste caso, usar o zero seria melhor do que ingerir uma bomba de açúcar dos refrigerantes normais.
Se mudar o corpo é uma prioridade para você, então refrigerantes deveriam ser deixados de lado e substituídos por outras bebidas sem açúcares ou ingredientes que fazem mal a saúde.
Mas muito cuidado com extremismos. A intenção do texto não é criar alarmismo exagerado sobre o consumo de refrigerantes. Você não vai morrer porque tomou um copo de Fanta esporadicamente, no aniversário de um ente querido ou quando saiu para comer algo que estava com vontade há muito tempo.
A questão é que várias pessoas, inclusive as que treinam, chegam a beber mais refrigerantes do que água diariamente e não sabem que isto pode estar prejudicando sua saúde e resultados.
Quando o assunto é refrigerante, quanto menos melhor.

Fonte: http://www.hipertrofia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário