sábado, 3 de novembro de 2012

O que acontece com o nosso cérebro quando corremos?

propaganda Nikecorre realçando os efeitos viciantes da corrida

 
Se você começa a se exercitar, seu cérebro reconhece esse momento como um ato instintivo de atenção. Enquanto a pressão do seu coração aumenta, o cérebro acha que ou você está brigando com o alguém ou fugindo dele. Para proteger você e seu cérebro do stress, você libera uma proteína chamada BDNF (brain derived neurotrophic factor ou fator neurotrófico derivado do cérebro). Esse BDNF possui um elemento protetor e também reparador para os neurônios da sua memória e age como um botão de reset. É por isso que nós frequentemente nos sentimos o bem estar depois do exercício.
Ao mesmo tempo, endorfinas, outro elemento químico para combater o estresse, são liberados em nosso cérebro. A proposta principal das endorfinas é minimizar o desconforte da atividade física, reduzindo a fadiga e contribuindo para o bem estar, como explica o pesquisador MK McGovern:

Tem muita coisa acontecendo no nosso cérebro, e geralmente ele é muito mais ativo do que quando estamos apenas parados ou nos concentrando mentalmente. O
BDNF e endorfinas são as razões pelas quais fazer exercícios nos deixa tão bem. A parte mais assustadora é que eles tem um comportamento muito similar e viciante como a morfina, nicotina ou heroína.

Não faça mais, mas foque em quando fazer
Agora é que a coisa fica interessante. Nós sabemos os fundamentos básicos de como se exercitar nos deixa mais felizes e o que acontece dentro de nossos neurônios. A parte mais importante a ser descoberta é, como podemos otimizar essas sensações para que elas ajam de forma prolongada?
Tudo o que você deve fazer é garantir 20 minutos de foco no exercício para obter esse impulso de felicidade diária:
“Nos dias em que a pessoa se exercitou, o humor dela melhorou significativamente. E durou pelos dias que não se exercitou, também, com a diferença de seu senso de calma ter deteriorado com o tempo.”, diz o autor Gretchen Reynolds.

Faça disso um hábito
Começar a se exercitar regularmente ou até diariamente é mais fácil falar do que fazer. Precisamos de muito foco para criar o hábito de se exercitar todos os dias (ou toda semana para que não tem muito tempo na agenda). A parte mais importante é entender que exercício é um hábito-chave. Isso significa que se exercitar pode galgar o caminho não só para a felicidade, mas também para o crescimento em outras áreas de sua vida, tanto pessoais quanto profissionais.

Joel, um amigo de Leo Widrich (Autor da matéria em Inglês) descreveu algumas dicas importantes para que você consiga se preparar para o sucesso e tornar sua rotina de esportes divertida:

• Coloque suas roupas de academia em cima do seu despertador ou telefone quando for para a cama: esta técnica soa fácil, mas é uma das mais poderosas. Se você arrumar tudo o que precisa para ir à academia antes de dormir, e colocar seu despertador sob elas, você vai se convencer mais fácil a usá-las.
• Acompanhe seus exercícios e anote-os na mesma hora quando terminá-los. Quando você quer se exercitar regularmente, a dica é manter um hábito. Um jeito de alcançar esse hábito é se “premiar”, e isso vai te lembrar das boas sensações que você teve ao terminar.
• Pense em começar de leve e aí comece ainda mais leve

O nível mais alto de felicidade acontece logo no começo
Por fim, exercitar-se aumenta as proteínas de BDNF no seu cérebro e funciona como um enaltecedor do humor. Os efeitos são similares ao vicio por drogas, diz um estudo. Então, quando você começa a se exercitar, a sensação de euforia é altíssima:
“A liberação de endorfinas tem um efeito aditivo, e com o tempo é cada vez mais necessário se exercitar para alcançar aquele mesmo nível de euforia.”
Então, se você nunca fez esporte algum (ou pelo menos não tem feito por algum tempo), seus ganhos de felicidade serão altos se você começar agora.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário