quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Treine, mas proteja-se





Correr, no Brasil, exige mais do que simplesmente abrir a porta e sair mandando bala. O calor de nosso verão cobra de cada um precauções e cuidados. O treinador de atleta de elite Gilmário Madureira  da umas dicas:

Tempo quente, dias confusos de muito compromisso, e você, para relaxar, escolhe dar uma corridinha para esfriar a cabeça.  Sim, mas como esfriar a cabeça com a previsão do tempo indicando mais de 30 graus e alta umidade? E parece que a coisa vai esquentar mais ainda. Será que tem solução ?

Solução até que tem, mas isso vai demorar mais que algumas horas de simples adaptação.

O melhor é você começar "fugindo" do calor, correndo em horários mais frescos do dia. Aquela velha recomendação dos dermatologistas de não se expor ao sol depois das 10h e antes das 15h vale muito para corredores, não só e também pela proteção da pele. Correr nesses horários em algumas cidades do Brasil é pedir pra não ter prazer na corrida.

Se adaptação é a palavra-chave, o ritmo de treino obedecerá ao clima, pois já é sabido que a performance é altamente influenciada pelo calor.

Quer correr mais forte? Então procure os lugares com mais sombra e ventilação. Fique de olho também na previsão do tempo para o dia de treino mais puxado. Combine com seu treinador uma certa flexibilidade na intensidade se o ambiente estiver abafado ou quente.

Se quiser competir procure eventos que, além de respeitarem a relação saudável de horário, dêem atenção à logística de hidratação e ao atendimento médico. Se a prova é às 8h da manhã, e você treina às 5 da matina, tente avançar 30 minutos a cada dia de proximidade do evento até que se acostume. Observe, nesse processo, uma relação inversamente proporcional ao horário e à proximidade da corrida, ou seja, quanto mais próximo à corrida, mais leve será o seu treino, por estar mais exposto ao calor.

No Brasil, temos diferentes combinações de calor: quente-seco, quente-úmido, quente com vento contra, quente sem ventilação... Se você mora em uma cidade à beira-mar, as roupas de treino são fundamentais para uma boa evaporação. Se você mora em locais de altitude, saiba que a exposição aos raios ultravioleta é maior.

A mensagem que fica é de bom senso na procura dos horários, no uso das roupas, na ingestão de líquidos, na percepção de desgaste, pois o sol no nosso país tem uma imagem diretamente ligada ao bem-estar. Excesso de sol nunca vai significar saúde a mais. Corra com as pernas, mas use a cabeça.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário