segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Melhore sua corrida, treinando sua mente




A preparação psicológica deve ser feita em paralelo com a preparação física, pois permite que o atleta melhore seu rendimento em provas, atinja metas e melhore nos treinos. O treino mental é essencial para chegar bem ao fim dos treinos e das provas. Assim como treinamos os músculos a mente também pode ser treinada. Treinar a mente traz benefícios para todo o corpo.
Esportes que exigem mais do atleta, como a corrida, também exigem um bom preparo físico, pois o atleta se sente mais cansado pela prova ser de longa duração e sente mais pressão para superar as marcas, ai entra a preparação psicológica aliada a preparação física.
Para preparar a mente, treine em espaços diferentes e com mais obstáculos como na subida, no calor ou durante várias horas. Algumas técnicas como visualização, monologo interno, meditação, ioga e mentalização, são usadas no preparo da mente.
Na técnica de visualização o atleta se prepara visualizando os obstáculos que pode encontrar durante a competição, o cérebro guarda a sensação e na hora da prova se acontece a situação imaginada, o cérebro já sabe como agir.
Outra técnica comum é o monologo interno que tenta substituir pensamentos negativos por coisas boas, ou melhor, por pensamentos positivos, por exemplo, “eu tenho capacidade”.
Técnicas, como a ioga, deixam a mente preparada para momentos difíceis. Quem tem uma mente preparada é otimista, supera as pressões, aprende a lidar com as situações e suporta a dor.

fonte: www.atletx.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário