terça-feira, 21 de agosto de 2012

5 alimentos fundamentais para o corredor

Nutricionista lista cinco alimentos que todo corredor deveria consumir para melhorar a performance

 

     

Batata doce


Tem grande quantidade de vitamina B6, que ajuda no metabolismo proteico e na passagem de sangue pelas artérias, e grande quantidade de potássio, que ajuda no controle da retenção líquida por excesso de sódio. Ela também traz manganês, que ajuda a amenizar sintomas da TPM e atua no metabolismo de geração de energia celular.
Quem come batata doce e vai tomar sol percebe: dá pra manter por muito mais tempo um bronzeado bonito! Isso porque ela é rica em betacaroteno, além de vitaminas C e E, excelentes antioxidantes que combatem os radicais livres formados com a prática esportiva. Boa alternativa ao arroz branco, massa de trigo branco e pão francês em sua dieta. É de rápido preparo e pode até ser consumida no café da manhã, com mel e canela, por exemplo.


Quinua
 
Considerado um dos cereais mais nutritivos do mundo, a quinua possui um equilíbrio muito bom entre carboidratos, proteínas e gorduras, e possui alta concentração de zinco, cálcio e ferro, este último de suma importância para ajudar na prevenção de anemia.
Super rápida de cozinhar, é uma excelente alternativa ao arroz branco na dieta, e pode ser consumida também em flocos, em cima de frutas e iogurte no café da manhã e intervalo de refeições.

Iogurte
 
Fonte de probióticos, bactérias “do bem”, que ajudam a manter a saúde intestinal, e acabam ajudando na absorção de nutrientes oriundos da dieta, além de ajudar no bom funcionamento intestinal. É rico em proteínas do leite e em cálcio, que ajudam na contração muscular. Também é recheado de fósforo, riboflavina, iodo, zinco, vitaminas B5 e B12, todos estes importantes no processo de geração de energia celular, dentre outros benefícios.


Oleaginosas
 
Castanhas e nozes ainda são pouco consumidos pelos brasileiros, mas são muito práticas de se carregar e fáceis de encontrar, além de ricas em antioxidantes, importantes para manter a saúde corporal e para o funcionamento da tireóide. Contêm boas quantidades de vitamina E, magnésio, selênio, manganês e o resveratrol – importante fitoquímico também presente no suco de uva e vinho tinto. São famosas por trabalhos publicados as correlacionando com diminuição de LDL, o “colesterol ruim”, e com a redução de incidência de câncer.
Converse com seu nutricionista e adquira o hábito de consumir esses alimentos, que podem ser combinados com frutas secas ou frescas, adicionando ao iogurte e até sob forma de granola salgada em cima da salada.


Suco de beterraba
 
Artigos científicos relacionam o consumo do suco de beterraba a benefícios na performance física. Isso se deve ao alto conteúdo de uma substância chamada nitrato, que é convertido no corpo a nitrito e a óxido nítrico – um caminho metabólico que pode ajudar no efeito “pump” muscular, carregando mais nutrientes pra dentro da musculatura e ajudando na nutrição e eliminação de toxinas de vasos, melhorando a capacidade em gerar em energia.
Isso tudo melhora a eficiência do corpo em utilizar o oxigênio e tudo que ajude a melhorar o processo de geração de energia, teoricamente, ajudará a melhorar a recuperação do atleta e sua performance.
Por ser uma fonte rica em carboidratos, deve entrar no cálculo da dieta sim, e por isso, consulte seu nutricionista antes de colocar isso em prática.

 Por: Priscila Di Ciero / www.o2porminuto.com.br



2 comentários:

  1. Gostaria de Parabenizar o Blog Pelas Postagens.
    Estou começando a correr e vocês estão me ajudando muito!
    Por Favor continuem a postar.

    Desde já Um Abraço,
    e Boa Corrida.

    Romário Vinícius

    ResponderExcluir
  2. Que bom Romário,
    Sua postagem aumenta a nossa satisfação em continuar atualizando um blog com o esporte que gostamos.
    boas corridas
    abs
    Ricardo.
    Valéria.

    ResponderExcluir