segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Corrida e Força Muscular

Como trabalhar a força muscular no universo da corrida aeróbia e anaeróbia, incluindo suas variações

 

Sabemos que fica difícil trabalhar a corrida, ou resistência aeróbia, e outros pontos ao mesmo tempo, como a força muscular de membros inferiores, e a resistência anaeróbia, principalmente dentro de uma especificidade.

Ingredientes para um trabalho equilibrado e producente de um Corredor
Resistência de Força Muscular
Resistência Muscular Aeróbia
Resistência Muscular Anaeróbia

Combinação de Corridas em ritmo moderado e RápidoVelocidade de Resistência
Resistência Progressiva (provas)

Coordenação Equilíbrio e resistência muscular localizada
Equilíbrio
Propriocepção
Exercícios coordenativos
Exercícios de Saltos

Estratégia para introdução e combinação entre a Força, Resistência e a Velocidade

Ao combinar todas estas forças e resistências, é necessário analisar a perfeita adição de cada uma delas, no tempo certo, evidenciando em alguns, e diminuindo em outros momentos.

O iniciante de corridas, certamente encontrará dificuldades em combinar os exercícios de corridas, com outros como para musculação, para equilíbrio e para velocidade e resistência. Por isso, deve se prender em partes dos treinos, e ir combinando na medida em que for se adaptando a eles.

Para reconhecermos o assunto, devemos lembrar que a resistência aeróbia, ou uma corrida de 6, 10 ou até mais quilômetros, pode requerer do corpo do corredor, algumas horas de descanso, que podem ir de 4 a 8, até que se possa realizar outra sessão semelhante.

Já na corrida anaeróbia, o tempo que talvez seja requerido pelo organismo do corredor, pode variar entre 12 e 24 horas, sendo necessário então, intercalar os treinos mais fortes, para que o corpo se recupere totalmente e possa permitir melhoras significativas na sua carreira esportiva.

Quando se busca o amadurecimento do corredor, e isto signifique aumentar seu poder de corrida, então um trabalho paralelo de exercícios de coordenação, propriocepção e saltos, deverá se combinar com os outros. Neste caso, de corridas longas, pode o resultado deste trabalho significar a melhora da resistência de força e da força muscular, permitindo melhora da sustentabilidade do corpo e a perfeita locomoção durante treinos e provas.

Para se encaixar exercícios musculares entre treinos que exigem algumas horas de recuperação, deve-se lembrar que as horas de sono, que muitas vezes não se conseguem melhorar – caso administradas mal em uma atividade desta natureza - o prejuízo será evidente. Então, lembrando que o tempo necessário para recuperação dos trabalhos de força em torno de 24 a 48 horas, dependendo do efeito da pratica de tais exercícios, em seu corpo, leve em consideração que trabalhos mais longos e mais pesados devem ser realizados num período em que você não precise realizar treinos mais rápidos e nem tão velozes.
Para se realizar treinos de velocidade e de velocidades de resistência, deve-se suspender ou diminuir a quantidade e a intensidade dos exercícios de força.

Desta forma, o equilíbrio será sentido pelo praticante, podendo compor variações nas próximas periodizações, enquanto se experimenta e se aperfeiçoa os tipos de exercícios para melhorar o resultado das provas.

A melhor forma de equilíbrio é, sem dúvida, aquela em que a combinação dos exercícios está diretamente ligada a qualidade de vida do praticante e da disponibilidade de tempo para se encaixar mais variedade, mais quantidade e mais velocidade dos referidos exercícios.

Boa combinação à todos!

Por Miguel Sarkis / www.ativo.com

Um comentário:

  1. E aí, mto bom repassar para galera bons textos.
    Abraços, seguem os treinos, no meu caso agora focado mais para 5k/10k

    corridaderuams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir