segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Veja como foi a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2012


Mais uma vez deu o Quênia no topo do pódio da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Dois estreantes na prova foram os responsáveis por manter a hegemonia do país na competição, válida pela Liga de Ouro de Corrida de Rua e considerada a melhor e mais bela prova da distância. Wilson Erupe (1h01min46seg) foi o vencedor no masculino, enquanto a jovem Paskalia Chepkorir, de 22 anos, estabeleceu o novo recordo da disputa entre as mulheres. Ela completou os 21.097 km em 1h07min17seg, e já havia vencido a Meia Maratona das Cataratas, em julho.

O resultado confirma o ótimo desempenho do Quênia, que também teve vencedores na Maratona Internacional de São Paulo (no feminino com Rumokol Chepkanan), na Meia Maratona das Cataratas (Ben Mutai e Paskalia) e, agora, na Cidade Maravilhosa. Solonei Rocha da Silva (1h03min15seg) com o terceiro lugar e Cruz Nonata (1h15min36seg) em quarto, foram os melhores brasileiros na disputa.

O dia começou quente no Rio de Janeiro e já mostrou que os mais de 19 mil atletas inscritos precisariam impor ritmo forte durante os 21.097 km da disputa. Entre os homens, o vencedor de 2011, Mark Korir e o estreante Wilson Erupe fizeram um ótimo duelo pela vitória. Correram o percurso todo lado a lado, fazendo um revezamento na liderança da disputa. Somente na chegada no Aterro do Flamengo que Erupe conseguiu impor um ritmo mais forte para se consagrar o campeão XVI Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, à frente apenas 2 segundos de Mark Korir.

Aos 26 anos, esta foi a primeira participação de Wilson pelas ruas do Rio de Janeiro. Feliz com o resultado, o queniano contou que seu foco é na Maratona de Berlim. “É bom estrear em uma prova vencendo. Fico feliz. Mas essa é mais uma preparação para a Maratona de Berlim, dia 30 de setembro. Espero ir bem”, declarou Wilson Erupe.

Solonei Rocha da Silva, também fez sua estreia na Cidade Maravilhosa. Vencedor da Maratona Internacional de São Paulo, em junho, o melhor brasileiro na competição, disse que o objetivo era andar forte e ele conseguiu alcançar sua meta. O atleta ficou satisfeito. “Esse resultado não é nenhuma surpresa para mim. Venho trabalhando muito para alcançar os resultados. Foi muito bom porque esse foi meu melhor tempo nesta distância e acredito que no próximo ano consigo baixar ainda mais e andar mais perto dos quenianos”, comemorou o brasileiro.

Solonei contou que sua especialidade são as longas distâncias, e essa prova também fez parte do treinamento. “Minha característica é para provas longas. E não posso fugir disso. Todas as outras distâncias eu corro servem para melhorar o condicionamento. Vim para o Rio com esse objetivo de seguir com minha preparação para a Maratona de Nova Iorque, que acontece em novembro”, contou.

Fonte: http://www.correrpelomundo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário