terça-feira, 21 de agosto de 2012

Diferentes maneiras de encarar a corrida

Treinador orienta sobre diferentes maneiras de encarar a corrida, entre diversão e competição, com dicas para o treinamento

 

Uma inofensiva corrida diária pode aprimorar sua condição física e emocional, e/ou destruir algumas das células mais importantes do seu corpo, com o passar dos anos.

O sistema nervoso motor é responsável pela informação de contração e descontração muscular, diante de sua vontade de intensificar seus exercícios, ir mais adiante ou mais rápido. Com o passar dos anos, aprimoramos muito nossas habilidades, no entanto, podemos minar nossas constituições físicas, o que pode nos transformar em ex-atletas. E não pode haver condição mais imprópria que a de um ex-atleta!

Nosso organismo se acostuma a gastar energia, levar suas vontades e, se desejar, até às últimas consequências. Caso esta rotina não mais acontecer em determinada fase de sua vida, poderá ser um empecilho muito grave para a sua integridade fisiológica e emocional.

Para tanto, aconselho os cuidados devidos e imprescindíveis:

Corrida diária: Composição de Aeróbio e Anaeróbio
 
Saiba que a corrida para diversão, exigirá um compromisso mais leve e de acordo com a sua condição de vida, como as horas de sono, alimentação, hidratação, condição nervosa e as horas trabalhadas.

Exercícios complementares
 
Força, Resistência de força e Flexibilidade. Porque e quanto realizar de força, definirão o seu compromisso para as provas ou, simplesmente realizar seus exercícios de suporte para a diversão diária. Os exercícios visando a flexibilidade devem compor o seu dia, como qualquer outra atividade que costuma realizar costumeiramente.

Dia a dia
 
Equilíbrio entre os afazeres diários, a quantidade e intensidade de prática da corrida. Se você não tem tempo para uma prática mais rigorosa dos treinamentos que exige a corrida, deve se especializar para melhorar a sua saúde. Por exemplo, treinamentos mais leves, menos intensidades e menor quantidade dos trabalhos de ritmo, devem poupar seu organismo dos desgastes observados em veteranos da corrida, que depois de exagerarem nos treinamentos e passados mais de 20 anos, tem seus organismos desfavorecidos, o que os obriga a parar de correr e amargar os desgastes causados pela deterioração do seu corpo estrutural e nervo-motor.

Diferenças: A Corrida para se divertir

A corrida para divertir não deve prepará-lo para provas muito exigentes (maratonas, supermaratonas e corridas muito intensas). Caso você tenha a intenção de correr provas, opte pelas menos exigentes e cobre-se menos, ao propor um resultado mais compatível com o seu investimento nos treinamentos.

Diferenças: A corrida para alcançar resultados
 
Seus treinamentos, nesta categoria, deverão ser mais intensos e mais longos, o que permitirá correr provas e objetivar os tempos imaginados. A combinação de treinos mais leves e mais intensos poderá levá-lo a competições e obter resultados mais competitivos.
Pense nos meses, como blocos de treinos de quatro em quatro, ou de seis em seis meses, intercalados por quinze dias de descanso ativo, com a prática de natação ou bicicleta, para a regeneração do seu sistema nervoso motor.

Ative-se, corra, divirta-se e dispute

Por Miguel Sarkis  falecom@miguelsarkis.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário