terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Histórias de superação: Uma maratona aos 84 anos




Ela é a grande mola que leva adiante o corpo já cansado até cruzar a linha de chegada. Também é parceira nos treinos. A superação parece acompanhar os passos do corredor, sempre em busca de uma transformação, uma possibilidade de experimentar a vida de outro jeito, deixando velhos hábitos, rompendo limites e descobrindo uma força interna, até então impensável. O Pulso acredita que cada corredor tem grandes histórias de superação para contar e, a partir de hoje, oficializa o espaço aqui para que todos compartilhem suas experiências. Importante dizer: não há escalas de valor que classifiquem o que é mais ou menos superação. Este termômetro é dado por aquele que vive a experiência, só ele pode saber. Em comum, todos passam no final pelo misto de euforia, renovação e um bocado de esforço próprio.

Talvez os relatos sirvam de estímulo para aqueles que pensam em começar a correr ou para os que buscam se manter firmes na corrida. Inaugurando o espaço, escolhemos falar sobre um corredor ilustre. Aos 84 anos, João Cordeiro esbanja energia, disposição e amor pela corrida, além do sobrenome veloz, mero acaso que lhe deixa próximo ao famoso atleta Vanderlei Cordeiro.

Na chegada da Maratona do Rio, lá estava ele, com a medalha no pescoço, logo após completar a prova em 4h18m12s. Agora você imagina ultrapassar os oitenta e ainda ter fôlego para correr 42km? João ri e explica que sua meta é correr uma maratona a cada dois anos. Neste meio tempo, ele segue treinando, sozinho, na Lagoa e disputando, com frequencia, provas de 10km e 21km. Isso tudo sem esquecer da saúde, com bateria de exames regulares e acompanhamento médico. A esposa é contra a vida de corredor, mas a filha Rosane é quem dá todo o apoio e faz as inscrições dele nas provas. "Ela é minha fã", conta João.
A Maratona do Rio é uma conquista para este tijucano. Nos quilômetros finais, o corpo começou a sentir o cansaço e ameaçou dar câimbra. A estratégia foi diminuir o ritmo e cuidar para evitar futuras dores. Depois desta vitória, João avisa aos que ainda não começaram a correr ou pretendem envelhecer correndo:
"Não existe isso de passar da idade, sempre é tempo de correr! A melhor coisa que tem é fazer um exercício físico", afirmou o corredor, já de olho na Meia Maratona Internacional do Rio que estava programafa para agosto, quando ele deu de novo exemplo na pista.

 escrito por Isabela Palmeira (globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário