segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Uma obra de Niemayer para os amantes da natureza, caminhada e corrida




A principal obra do arquiteto Oscar Niemeyer em Natal - o Parque da Cidade - será retomada na próxima administração. A garantia foi dada pelo prefeito eleito Carlos Eduardo, que divulgou nota lamentando a morte do autor do projeto e o abandono da obra, inaugurada parcialmente no dia 21 de junho de 2008.
O Parque da Cidade, construído em 2008, é um dos locais mais apraziveis para a pratica da caminhada, bike e corrida na Zona Sul da cidade e tem uma frequencia baixa pelo abandono que se tornou na gestão municipal atual. Tem potiguiar que nem sabe que o parque funciona.
Mais em se tratado da beleza do Parque da Cidade, projetado por Oscar Niemeyer foi publicado na Tribuna do Norte as outras obras deste grande  arquiteto em Natal. Foram pelo menos mais cinco projetos. Alguns deles nunca saíram do papel, outros, estão abandonados.

De acordo com a Fundação Oscar Niemeyer, entre os projetos no RN, mas que nunca foram executados, estão a sede do ABC Futebol Clube, o Costeira Palace Hotel e a sede da Álcali do Rio Grande do Norte (Alcanorte).

Além destes, o escritório de Niemeyer foi responsável pelos projetos do "Monumento Marco de Touros", na cidade de Touros-RN, no ano de 1998; e o "Presépio de Natal", em Natal, também no ano de 1998. A sede do ABC chegou a ser construída, mas não seguindo o modelo apresentado pelo arquiteto. No local do empreendimento, hoje, funciona o shopping CCAB Norte desde o ano de 1976.  O Costeira Palace Hotel, que seria construído às margens do mar da praia de Areia Preta, também não foi construído.

Entre os projetos de autoria do arquiteto em terras potiguares, o de maior destaque é o Parque da Cidade. O parque Dom Nivaldo Monte, ocupa uma área de 64 hectares, fica localizado entre os bairros da Candelária, Cidade Nova, San Vale e Pitimbu. O mirante, principal atração turística do parque, precisa de reparos. Possue auditório de eventos, a biblioteca, a praça de eventos, o passeio e a escola ambiental e o Memorial da Cidade. A tem cinco trilhas pavimentadas com 6,5 km visitadas diariamente por caminhantes, ciclista e corredores.

fonte: tribuna do norte -  site prefeitura e arquivo do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário