sábado, 28 de julho de 2012

Cinco lesões comuns em corredores : Evite


Fascite plantar

Essa inflamação atinge o tecido que reveste a planta do pé e representa aproximadamente 20% das lesões entre os corredores. As principais causas são: alterações na forma do pé, aumento de peso e erros de treinamento. No primeiro caso, é possível controlar e prevenir o problema usando palmilhas adequadas e personalizadas.

"O aumento de peso provoca um encurtamento nos músculos da panturrilha, o que causa traumas no pé e inflama a fáscia plantar, tecido que envolve a planto do pé. Por esses e outros motivos, as pessoas que estão acima do peso não devem começar um treino de corrida sem antes praticar caminhadas", diz o ortopedista Evaldo Bósio. Treinar em terrenos muito irregulares e de forma muito longa e intensa também aumenta as chances desse problema.

Para quem já sofre com essa lesão, o contato com um ortopedista é fundamental. "A fisioterapia para o tratamento pretende diminuir a dor, controlar o processo inflamatório e reequilibrar os músculos através de alongamento e fortalecimento específicos", explica o ortopedista.

Tendinite de Aquiles

"Ela é uma típica lesão por excesso de uso e, normalmente, origina-se com o aumento repentino da atividade esportiva, o uso de calçados de má qualidade ou o treino em piso inadequado", diz o ortopedista Moisés Cohen, autor do livro Lesões nos Esportes - Diagnóstico, Prevenção e Tratamento. da Editora Revinter

A tendinite de Aquiles é caracterizada por uma dor no calcanhar, principalmente na hora de subir ou descer escadas. Em casos mais graves, normalmente associados à falta de tratamento, podem levar a grande limitação de movimentos, com dor mesmo em repouso. Essa dor é gerada por rupturas das fibras de colágeno que formam o tecido do tendão de Aquiles, que é pobre em vascularização. Essas pequenas lesões, associadas ao excesso de esforço, podem provocar uma inflamação nesse tendão.

As medidas preventivas são simples: escolher o calçado e o piso adequado para o treino, e não exagerar na intensidade dos exercícios. Já o tratamento é bem mais complicado: "Ele é feito com repouso relativo, afastamento temporário das atividades físicas, uso de antiinflamatórios e analgésicos e aplicação de gelo no local por 20 minutos, de três a quatro vezes ao dia", explica o ortopedista.

Depois, ainda é preciso passar por um processo de reabilitação, feita com fisioterapia, medidas analgésicas e exercícios específicos indicados por um ortopedista.


Canelite

A canelite é caracterizada por dor na região da ?canela? que ocorre durante o exercício, mas pode durar após o término dele se não houver descanso. Ela é a inflamação dos tendões e músculos que ficam ao redor do osso da perna chamado tíbia. "Correr com o corpo inclinado para frente e aumentar o treino de forma exagerada são causas bastante comuns da canelite", explica Evaldo Bósio.

Além de respeitar os limites do corpo e usar um tênis adequado, fazer musculação para fortalecer os músculos inferiores também ajuda a prevenir a canelite. "Músculos fortes diminuem o impacto sobre ossos, articulações e tendões", explica o ortopedista. O especialista ainda alerta que as mulheres que entraram na menopausa devem ficar mais atentas, já que a lesão é mais comum nesse período.

Entorses de tornozelo

Torcer o tornozelo pode causar a ruptura total ou parcial dos ligamentos ou, ainda, hiper extensão dos ligamentos, problemas que podem deixar o corredor longe das pistas por vários meses. A escolha do local onde será realizada a corrida é o principal fator de proteção, já que as torções estão diretamente ligadas a buracos e irregularidades na pista.

Após a torção, é necessário procurar um ortopedista para analisar qual foi o grau de seriedade da lesão. Se houver ruptura dos ligamentos, a intervenção cirúrgica será necessária.

Lombalgia

Mais conhecida como dor na coluna, a lombalgia é uma das principais queixas entre os corredores. "A corrida é uma atividade física que depende da ação da musculatura do tronco para mantê-lo dentro de uma postura correta. Por isso, se o exercício é feito de maneira errada, a pessoa com certeza terá dor nas costas", diz o ortopedista Moisés Cohen.

A melhor maneira de evitar esse problema é fazer exercícios de alongamento de forma contínua e progressiva até o limite da dor - mas sem exageros. Ao chegar nesse limite, o atleta deve permanecer na posição alongada de 20 a 30 segundos, de preferência sentado e de modo que trabalhe tanto os músculos dos membros superiores quanto inferiores

 fonte: Nike blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário