terça-feira, 24 de julho de 2012

O melhor do atletismo nos Jogos Olímpicos 2012


Já sabe o que assistir e pra quem torcer nessas Olimpíadas? Preparamos para você um resumo do que haverá de melhor nas provas de corrida em Londres

Os Jogos Olímpicos de 2012 começam oficialmente nesta sexta-feira. Se você é fã do atletismo e ainda não sabe muito bem quem são os grandes nomes que disputarão as diferentes modalidades nas corridas e nem quando se apresentarão, o O2 Por Minuto preparou um resumo do que haverá de mais interessante para você.

Como é costume nos Jogos Olímpicos, a primeira metade do evento é voltada para os esportes aquáticos. Assim, o atletismo começa pra valer mesmo só no dia 3 de agosto, já com medalha em jogo, e encerra as Olimpíadas com a Maratona.

Confira quando e porque assistir as principais provas:

3 de agosto: 

Final dos 10.000m (Mulheres)

4 de agosto: Final dos 100m (Mulheres)


Por que assistir?
A versão feminina da prova mais importante do atletismo. Rosângela Santos tenta ser a representante brasileira nesta final.


Final dos 10.000m (Homens)
Por que assistir?
O britânico Mo Farah é o grande favorito dessa prova. A chance do ouro para os donos da casa deve empolgar a torcida no estádio, o que rende um belo espetáculo para quem estiver vendo de casa. Sua maior ameaça vem da presença do atual campeão olímpico Kenenisa Bekele.

5 de agosto:  

Final da Maratona (Mulheres)
Final dos 400m (Mulheres)
Final dos 100m (Homens)

Por que assistir?
A prova mais nobre do atletismo conta com o grande favorito Usain Bolt. O Raio jamaicano, recordista mundial, quer ser o primeiro bicampeão olímpico e, para isso, luta contra outras feras como: seus compatriotas Asafa Powell e Yohan Blake, o americano Justin Gatlin e o dono da casa e polêmico Dwain Chambers

6 de agosto:  

Final 400m (Homens)
8 de agosto:  
Final 200m (Mulheres)

9 de agosto:  

Final 800m (Homens)
Por que assistir?
Os brasileiros Fabiano Peçanha e Kleberson Davide lutam por uma medalha para o país na categoria, algo que não acontece desde Jaquim Cruz, em 1988 (Seul), quatro anos depois do ouro inesquecível de Los Angeles. Além disso, o recordista mundial da prova estará em ação. Trata-se do queniano David Rudisha.

Final 200m (Homens)
Por que assistir?
Assim como nos 100m, Bolt também é o dono da melhor marca da história e tenta o bicampeonato da modalidade.

10 de agosto:  

Final 5.000m (Mulheres)
Final revezamento 4 x 100m (Mulheres)
Por que assistir?
O time brasileiro vem forte neste ano. As brasileiras venceram o Pan 2011 e conquistaram o posto de favoritas entre as velocistas da América Latina. Ana Cláudia Lemos chegou a abrir mão da disputa dos 200m para se dedicar exclusivamente a esta modalidade. Além disso, o time britânico está fora da competição. Quem sabe os donos da casa não torcem para as brasileiras?


Final 1.500m (Mulheres)
Por que assistir?
Caster Semenya é a protagonista da prova. Porta-bandeira da África do Sul na cerimônia de abertura, corre para dar a volta por cima depois de vencer os 800m no mundial em Berlim, 2009, e ter sua sexualidade questionada pela Associação Internacional de Atletismo (IAAF).


Final revezamento 4 x 400m (Homens)
Por que assistir?
Um dos grandes exemplos de superação e alvo de grande polêmica pode cegar à final desta prova. Oscar Pistorius é sul-africano biamputado e corre com duas próteses de carbono no lugar de suas pernas. Ele foi convidado pela federação de atletismo da África do Sul para fazer história.

11 de agosto:  

Final 5.000m (Homens)
Por que assistir?
Mo Farah compete novamente. Mais uma grande festa dos donos da casa. E, novamente, a presença de Kenenisa Bekele.


Final 800m (Mulheres)
Por que assistir?
Outra vez Caster Semenya deve estar nas pistas. Desta vez na prova que é sua especialidade.


Final revezamento 4 x 400m (Mulheres)
Final revezamento 4 x 100m (Homens)
Por que assistir?
O time brasileiro pode, sim, chegar à final se melhorar o tempo que lhe deu o ouro nos Pan-Americanos de 2011 (38s18). Se os brasileiros conseguirem baixar para 37s90 irão estabelecer o recorde sul-americano e ficam próximos da medalha. A Jamaica de Bolt é a favorita.

12 de agosto:  

Maratona
Por que assistir?
Única prova de atletismo do dia e última prova dos Jogos Olímpicos, a Maratona sempre chama a atenção de todo o mundo. Entre os favoritos estão os quenianos (com Emmanuel Mutai) e os etíopes (com Wilson Kiprop). O Brasil chega representado por Marílson Gomes dos Santos, Franck Caldeira e Paulo Roberto de Almeida.


Fonte: O2 por minuto - Por Pedro Nuin e Renan Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário