sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dor na Panturilha. O que fazer?


 
Está no meio do treino e sentiu sua panturrilha pesar? Ou então acabou de dar aquela corrida e parece que sua panturrilha está dura como uma pedra ou dolorida? Atente para estes sinais, pois isso pode ser um aviso de que seus músculos estão em processo de fadiga. Antes de entrar em pânico, é importante ter noção do tamanho do problema, que pode ir de um desconforto - devido a um treino mais pesado – a um indicativo de lesão.

O QUE É?
A panturrilha é um dos principais músculos propulsores e amortecedores do corpo durante a corrida. Por conta disso, é o tempo todo solicitada. O grupo muscular referido como panturrilha inclui diversos músculos, embora a maioria foque em apenas dois: o gastrocnêmio e o sóleo. A função principal destes músculos é atuar como flexores plantares, embora o gastrocnêmio também possua uma pequena atividade como flexor de joelhos.
CAUSAS
O gastrocnêmio, um dos dois músculos principais da panturrilha, por possuir uma pequena atividade como flexor de joelhos, pode provocar cãibras durante o exercício. Nutricionistas também defendem que as dores são causadas pela deficiência de sódio, já que a prática acarreta em perda de sais mineirais.
COMO EVITAR
 Existem ações para aliviar e prevenir as dores na panturrilha
- Compressas de gelo: profilático e devem ser feitas quando se está ou não machucado;
- Sessão de massagem desportiva: sempre, assim como o gelo;
- Sessão de alongamento três vezes por semana: mantém a amplitude ótima do movimento;
- Musculação de duas a três vezes por semana: aumenta a força dos músculos solicitados na corrida;
- Alimentar-se e hidratar-se bem ao longo da sua semana de treinos;
- Descanso.

 O QUE DIZ O ESPECIALISTA
- "Toda vez que você dá um estímulo mais forte ao seu corpo, o normal é que é que de 24 a 48 horas após esse estímulo, o músculo esteja bastante dolorido. Quando voltar a fazer atividade, se for desconforto normal, é só cansaço. Se percebe que não consegue fazer nem dois minutos, aí o problema pode ser mais sério. O importante é não forçar seus músculos e tentar entender os sinais que seu corpo está te dando. Depois disso, é vestir a roupa, ligar o cronômetro e boa corrida". –

Manuel Lago, preparador físico e especialista do "Eu Atleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário