segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vegetarianismo vira opção saudável para corredores




"Tem que comer para ficar forte". Essa frase está no vocabulário de 10 entre 10 mães de todo o mundo. Mas os filhos geralmente aliam boa nutrição com o consumo de alimentos como carne, leite, ovos e derivados. Uma alimentação de qualidade é fundamental para qualquer pessoa, principalmente os atletas de alto rendimento.  Só que algumas dessas "crianças crescidas" estão optando pelo vegetarianismo.
Vegetarianismo é um regime alimentar baseado em vegetais, excluindo alimentos que tenham origem animal. Para os esportistas, é recomendado dieta balanceada com  proteína, ferro, cálcio, zinco e vitamina B12, nutrientes essenciais para pessoas que exercem atividades físicas. Com isso, a saída encontrada pelos vegetarianos é substituir o bife, o ovo, o frango ou qualquer alimento dessa origem por carne de soja ou derivados, como grão de bico, além de frutas e verduras.
Os especialistas explicam que, principalmente para os lactovegetarianos, a dieta sem carne e ovos pode ser facilmente substituída pelo consumo de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha). As dietas vegetarianas são ricas em carboidratos, além de possuir fontes de nutrientes como os minerais e as fibras.

Cuidados com a vitamina B12
Mesmo suprindo praticamente todas as necessidades nutricionais que na teoria só seriam possíveis numa dieta carnívora, o vegetarianismo ainda possui uma lacuna: a vitamina B12. Os médicos recomendam que haja uma a suplementação de vitamina B12 nos atletas, assim como a creatina, importante no metabolismo energético.
Independente da dieta usada, o corredor deve sempre procurar um profissional de nutrição para guiá-lo da melhor forma. Seja comendo carne ou vegetais, o importante é manter uma alimentação balanceada e rica dos nutrientes necessários para não prejudicar a saúde.

Fonte: William Tavares / www.corre10.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário